Como funciona o mercado de Valores Mobiliários?

Como funciona o mercado de Valores Mobiliários?

No sentido mais geral, existem vários tipos de trocas: ações, commodities, moedas e outras. Principalmente, falaremos sobre a bolsa de valores como a maneira mais popular e acessível para um investidor privado investir dinheiro.

Uma bolsa de valores é uma plataforma especial na qual as pessoas negociam e trocam dinheiro, mercadorias, valores mobiliários ou contratos de derivativos. Este último refere-se à obrigação de comprar ou vender algum ativo quando seu preço atingir um determinado nível.

Em geral, a bolsa funciona quase da mesma maneira que o mercado normal de supermercados, ou seja, tudo é decidido pelo equilíbrio entre oferta e demanda: quanto maior a demanda por um determinado produto, maior o preço. Somente na bolsa de valores os títulos atuam como mercadorias, eles também são chamados de ativos.

Se os investidores perdem o interesse em algum ativo, seu valor começa a cair, até zero — e então a empresa que emite esses títulos pode sair completamente da Bolsa.

Uma característica importante do trabalho do mercado de Valores Mobiliários e da bolsa como um todo é a formalidade e organização. Ou seja, o processo é inicialmente projetado para que o comércio seja conduzido de acordo com as regras, de forma justa e sem engano. Portanto, apenas participantes profissionais são permitidos para negociação direta: gerentes, corretores e traders institucionais representados por grandes organizações financeiras e fundos de investimento.

Suas atividades na bolsa de valores são supervisionadas pelo regulador estadual. Ele garante que os licitantes cumpram uma série de requisitos — por exemplo, publicando regularmente seus relatórios sobre transações e situação financeira e recrutando apenas funcionários qualificados.

Anteriormente, a bolsa era uma sala especial onde representantes de vendedores e compradores se encontravam e concordavam com os termos da transação. Hoje, a maioria das negociações ocorre em formato digital, ou seja, nem os vendedores nem os compradores precisam estar em um local específico-todas as operações podem ser feitas de qualquer lugar a partir de um computador ou smartphone.

Quais são as transações na bolsa de valores?

Dois tipos principais de transações de câmbio estão disponíveis para o investidor privado comum que abriu uma conta de corretagem: à vista e a prazo.

Transações à vista-concluem nos mercados de ações e câmbio. Os cálculos neles ocorrem imediatamente ou dentro de vários dias úteis. Os cálculos referem — se ao momento em que o vendedor recebe dinheiro e o comprador recebe um título ou moeda.

Por exemplo, você comprou ações da Tinkoff no mercado de ações por meio de uma negociação regular à vista. Isso significa que o dinheiro será debitado da sua conta e as ações compradas aparecerão imediatamente na conta.

Mas, oficialmente, você se tornará seu proprietário somente após 2 dias úteis, quando todos os cálculos serão realizados entre a bolsa, o corretor e o depositário. Isso é importante considerar se você está comprando ações para dividendos. Como obter receita de dividendos

Transações a prazo-concluem no mercado de derivativos. É assim chamado porque negocia instrumentos com uma data específica: futuros e opções. Eles assumem que o ativo subjacente da transação — Valores Mobiliários, moeda ou algum tipo de mercadoria-chegará à conta do comprador após um período acordado, por exemplo, após três meses. Como funciona o mercado de derivativos

Por exemplo, você comprou Futuros de ações da Tinkoff com entrega em três meses. Uma pequena parte do dinheiro na forma de garantia será debitada de você imediatamente e o restante em três meses, quando chegar o dia em que as obrigações de futuros forem cumpridas.